DAS COMUNIDADES PRIMITIVAS À ANTIGUIDADE


A atenção sobre a África tem aumentado. O que pode ser visto no samba-enredo da Escola de Samba União Imperial – São Paulo(SP) no ano 2000. Leia atentamente a letra da música:

  “Mãe África”

 Ecoa no mar

Lamento triste dos tumbeiros
Chora mãe África,
Os filhos arrancados dos teus seios

São reis nativos guerreiros
Plantam o chão brasileiro
No peito uma esperança... liberdade
Espalham crenças e cantos
A porta é a Vila de Santos
Mudando o coração desta cidade

Abre a roda é capoeira
Da rasteira vem o tombo
Bate a mão no couro, negro
Tem batuque no quilombo

Reza pandemônio e oração
São Gonçalo é devoção
O profano e o sagrado, chega enfim a abolição
Tudo é comemoração nosso povo é libertado

Do verde das matas ao rosa da flor
Tem gafieira nos salões que esplendor
De quilombola, a rei da bola
Virei artista, virei doutor

Tão linda miscigenação ...União
Quinhentos anos tradição ... Imperial
Minha razão de ser feliz é muito axé
Nossa raiz tem muita força, Marapé.

 

A partir de seus conhecimentos e da letra do samba-enredo, é possível afirmar que:

 

I – Um significativo contigente de africanos veio para o Brasil e aqui fundou muitas cidades como a cidade de Santos, no litoral paulista.

II – Os africanos que aportaram em terras brasileiras trouxeram inúmeros aspectos culturais como a crença nos orixás.

III – Os cativos africanos foram arrancados da África de maneira brutal, num processo doloroso, sendo obrigados a deixar seus hábitos e costumes.

IV – Os africanos não resistiram ao processo de destruição de sua cultura e escravização, porque a saída da África representava liberdade e fim dos conflitos tribais.

V – A miscigenação racial no Brasil foi contribuiu com a formação de inúmeras características culturais vistas na religião, na música, na dança.

 

Estão corretas as alternativas contidas em:

 


I e II apenas


II, III e V apenas


III e V apenas


I, II, III, IV e V 


I e  IV

Heródoto em sua obra “História” (também conhecida pelo nome de “Pesquisa”), o relato se faz necessário para que “os feitos dos homens não se desvaneçam com o tempo, nem fiquem sem renome e as grandes e maravilhosas empresas, realizadas pelos helenos ou pelos bárbaros; e, sobretudo, a razão porque entraram em guerra uns com os outros”. 

Sobre os historiadores gregos da antiguidade é possível dizer:

I -  Os primeiros historiadores Tucídides, Heródoto e Homero narram os acontecimentos envolvendo as guerras entre gregos e a Núbia. 

II - A narrativa, o épico, quer celebrar e perpetuar os feitos considerados importantes e que valem à pena ser contados e cantados.

III - Heródoto (485-420 a.C), frequente viajante, investigava o mundo por onde passava, se interessava por assuntos hoje vinculados à história, à etnografia, à geografia. Pretendia que seus relatos se prendessem à verdade, à verossimilhança

IV - Tucídides (470-400a.C) narrava principalmente a história política e militar de Atenas e Esparta e prendendo-se menos aos costumes do povo, diferentemente de Heródoto.

V - A Homero é atribuída a autoria de Ilíada e Odisséia, os dois maiores poemas épicos da Grécia antiga, que tiveram profunda influência sobre a literatura ocidental. 

 Estão corretas as assertivas contidas em:


I, II e III apenas


II, III, IV e V apenas


I, II, III, IV e V


II e V apenas


IV e V apenas

Muito se tem expeculado sobre os primeiros tempos da epopéia histórica do Homem. Rios de tintas correram a respeito daquilo que tende a caracterizar a humanidade primordial. Contudo, pouca coisa  ainda pode ser afirmada seguramente. Daquilo que já é dado por certo, selecionamos alguns enunciados possíveis. Dentre as alternativas seguintes marque V para a questão verdadeira e F para a falsa.

( ) A Pré-História, época compreendida entre o aparecimento do homem sobre a Terra e o uso da escrita, é dividida tradicionalmente em dois períodos: Paleolítico e Neolítico.

( ) A domesticação de animais e o surgimento da agricultura ocorreram apenas após a invenção da escrita, posterior, portanto, ao Neolítico.

( ) A duração do Paleolítico é bem mais extensa que a do Neolítico, envolvendo níveis técnicos naturalmente mais primitivos.

( ) Já no início do período Paleolítico encontramos as primeiras manifestações e os rudimentos técnicos de um sistema agrário de produção.


V; F; V; F


V; V; F; F


V; V; F; F


F; F; F; F


V; V; V; V

Você percebeu por seus estudos que a África é um continente com países, línguas e culturas variadas, da mesma forma como são os continentes europeu, americano e asiático.  Sobre esse tema, analise as afirmativas seguintes:

I - Os africanos não são todos iguais, assim como não são na Europa, portugueses, russos, alemães e franceses, ou mesmo na América não são iguais os norte-americanos, os cubanos e bolivianos.

II - Quenianos, africanos do sul, egípcios, sudaneses e argelinos tem historias, tipos físicos e culturas diferentes. 

III - As guerras tribais africanas favoreciam a homogeneidade cultural, disseminavam uma cultura única para todos os grupos.

IV - Além de bantos e sudaneses existem dezenas de grupos étnicos que se organizam diferentemente

 

É possível afirmar que estão corretas as alternativas contidas em:


I e II apenas


I e III apenas


I, II e IV


IV apenas


II e IV apenas

Leia atentamente:

O domínio que os coletores tinham de seu ambiente lhes dava um grau de segurança bastante grande para saberem, nas diferentes épocas do ano, quais os locais que ofereciam determinados alimentos. (PINSKY, Jaime. As primeiras civilizações. São Paulo: ed. Rev. Atual, 2008.p.45)

Quando pensamos nas atividades e movimentos coletivos propostos anteriormente pelo professor Jaime Pinsky, devemos considerar qual período específico da chamada Pré-história? E quais características fundamentas distinguem esse período? Assinale a alternativa que apresente a resposta correta para os questionamentos:


Período Paleolítico, marcado pelo nomadismo exigido pelas condições do meio ambiente.


Período Cretáceao, marcado pela expansão da fauna e flora da Terra.


Idade do ferro, marcado por intensas disputas territoriais entre os variados clãs. 


Idade do Bronze, marcada pelo advento da metalurgia ancestral.


Período Neolítico, marcado pela sedentarização facilitada pelas condições do meio ambiente.

O continente africano é um território vasto que a milênios tem sido o berço de civilizações notáveis. Muitas dessas civilizações foram deliberadamente negligenciadas pelo ensino de História durante décadas. Só recentemente a escola brasileira passou a valorizar esse conteúdo e se debruçar sobre o continente africano, dando-lhe mais atenção.

Considerando o panorama cultural que caracteriza a vida das sociedades africanas e a visão que o ensino de cultura africana tem ofertado ao aluno brasileiro, assinale a alternativa correta.


A África é um continente de fácil compreensão, pois, quem estudou uma cultura, estudou todas as outras.


A África é um verdadeiro mosaico de crenças e valores culturais. Uma diversidade enorme de línguas, costumes e hábitos milenares.


A África que conhecemos, com toda a diversidade cultural que a caracteriza, é obra do período contemporâneo. Na Antiguidade a África era um grande território comandado pelo Egito


Na antiguidade as tribos africanas, com sua grande variedade de idiomas, decidiram se unir em um projeto pan-africano que tentava mostrar a inutilidade de tantas línguas. 


A África da Antiguidade era território integrado a um grande império (romano), por isso, não havia espaço para manifestações culturais distintas entre as tribos.

A cultura grega foi muito representada pela arte: estatuas, teatro, vasos, cerâmicas e arquitetura. Mas, o que mais a caracterizou foi o antropocentrismo. Pesquise sobre esse conceito e aponte, das alternativas abaixo, qual delas está mais de acordo com a definição desse termo.


Concepção que situa e explica o homem como o centro do universo


O homem como o meio de centralização e divergência da Terra


Palavra originada do grego anthropos, homem, e do latim centrum, centro


Concepção que situa e explica o homem como o centro do universo e, ao mesmo tempo, como o fim segundo o qual tudo o mais deve estar ordenado e a ele subordinado


O homem superando a s dificuldades e sendo o ponto mais importante do universo

A revolução agrícola ocorrida no período neolítico conferiu às comunidades um considerável ganho em qualidade de vida. A expectativa de vida aumentou, a mortalidade infantil diminuiu e, consequentemente, a população cresceu. Os reflexos dessa explosão demográfica podem ser encontrados na alternativa:


Para complementar o abastecimento urbano, os homens se viram obrigados a praticar a caça e a coleta


Nos agitados aglomerados populacionais que se formaram havia um completo descaso pelas manifestações artísticas


A vida social ficou mais complexa, exigindo a articulação dos primeiros organismos estatais


Houve um fluxo migratório de pessoas que fugiam da urbanização temendo seus malefícios.


O cotidiano social era demasiado agitado e exaustivo, distanciando a população das práticas religiosas

Os gregos não nos legaram apenas a política e a filosofia. Sendo um povo dado ao pensamento e ao exercício da cultura. Podemos dizer que:

 

I - Dos povos da antiguidade, os que apresentaram uma  produção cultural mais  livre foram os gregos, que valorizaram  especialmente as ações humanas, na certeza de que o homem era a criatura mais importante do universo.

II - O teatro foi um dos legados desse povo de pensamento tão inquieto. Peças eram encenadas para cultuar deuses e antepassados.

III - Outra marca da cultura grega presente na atualidade ocidental é a arte em forma de pintura, escultura e arquitetura. Os deuses mesmo após o pensamento racional da filosofia eram poderosos inspiradores

IV - Os gregos foram os fundadores de quase todos os ideais que são peculiares no Ocidente, tais como, a liberdade , o otimismo, o secularismo, o racionalismo, a glorificação do corpo e do espírito, o respeito pela dignidade e mérito do indivíduo.

 

Podemos dizer que estão corretas as assertivas contidas em:


I e IV apenas


II e III apenas


I, II, III, IV


I, II e III apenas


I apenas

Moisés, foi uma das figuras mais impressionantes da religiosidade hebraica. Sobre essa religiosidade dos hebreus é possível afirmar que:


Adotaram sempre uma religião politeísta original


Foi o primeiro povo a elaborar uma religião monoteísta


Foi o único povo da chamada Antiguidade Oriental que não teve uma religião monoteísta


Tiveram durante toda a sua história uma religião animista


Adotaram facilmente a religião politeísta dos romanos

Páginas: 123456